quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Desafio Literario 2017. Será que eu consegui?

Hello Rockers!
Ano passado, infelizmente eu não tive como postar quase nada e como disse antes, não quero postar qualquer coisa, quero ter um conteúdo de qualidade, e para isso preciso de tempo para produzir esse conteúdo, coisa que eu não tive ano passado.
Em 2017 eu entrei no colégio técnico e pode parecer drama, mas nem tempo para dormir eu estava encontrando, por isso fiquei tanto tempo sem postar.
Esse ano estou me organizando melhor e o plano é que não falte mais conteúdo atualizado aqui no blog.
Espero que gostem da nova temporada de Hurricannie!

Mas respondendo a pergunta do título, sim eu consegui.
Apesar de não ter postado nada sobre, eu fiz um desafio literário em 2017 e hoje vou contar como foi.



O desafio incluía as categorias:

  • Um livro escrito por uma mulher: Memórias da Princesa - Carrie Fisher
Escolhi Memórias da Princesa pois foi escrito pela Carrie Fisher, que viveu a Princesa Leia em Star Wars e nesse livro, que era seu diário, ela retrata como foi a experiencia de fazer os filmes. Comecei a assistir Star Wars no final de 2017, por causa do meu namorado, mas passei a adorar os filmes e na minha opinião tanto a Carrie Fisher, quanto a Princesa Leia foram grandes símbolos do poder feminino.
Sinopse
Um relato íntimo e revelador de Carrie Fisher, a Princesa Leia de Star Wars. Carrie Fisher era uma jovem atriz iniciante quando foi chamada por George Lucas para interpretar o papel que mudaria sua vida: a Princesa Leia, de Star Wars. Inexperiente, Carrie se viu imersa em um ambiente pouco acolhedor, e buscou refúgio em diários que mantinha ao longo das gravações dos filmes. Em "Memórias da Princesa: Os diários de Carrie Fisher", a atriz conta seus melhores e piores momentos ao longo das filmagens de Star Wars e a relação que mantinha com os colegas de trabalho, além de trazer detalhes inéditos sobre sua vida pessoal e sobre como o filme mudou completamente seu modo de viver.   Fonte: https://www.saraiva.com.br/memorias-da-princesa-os-diarios-de-carrie-fisher-9390621.html

Na categoria livros escritos por mulheres, também se encaixam Fallen, Minha Vida de Menina, Como eu era antes de você, Quarto de Despejo, Anna Vestida de Sangue, A Hospedeira, Cronicas de Bane, Harry Potter e a Pedra Filosofal, isso é 9 dos 12 livros do desafio.
  • Um livro que você comprou pela capa: Fallen - Lauren Kate
Sempre adorei a capa de Fallen e resolvi ler sem saber nada da história, não comprei, mas li online, então acho que ainda conta. Não vou dar spoilers sobre a história, nem a  minha opinião, já que vou fazer resenhas de cada um desses livros, e tenho muito a dizer sobre esse livro, então melhor esperar a resenha mesmo 😊

Sinopse
Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no reformatório. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso - que provocou a morte de seu namorado - levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual o segredo que ele precisa tanto esconder - uma verdade que poderia matá-la. Algo que, em suas vidas passadas, Daniel não conseguiu evitar. Excitante, sombrio e romântico Fallen é, ao mesmo tempo, um thriller vigoroso e uma inesquecível história de amor. Fonte: https://www.saraiva.com.br/fallen-3049230.html

Esse foi o único que já li apenas pela capa.
  • Um livro de não ficçao: Minha vida de Menina - Helena Morley
Li esse livro pois faz parte da lista do vestibular, mas também se encaixava nessa categoria, então... 😜 
Sinopse
Aclamado por escritores como Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães Rosa, Minha vida de menina é o diário de uma garota de província do final do séc XIX. Publicado pela primeira vez em 1942, antecipa a voga das histórias do cotidiano e dos relatos confessionais de adolescentes ao traçar um retrato vivo e bem-humorado da vida em Diamantina entre 1893 e 1895.
A pequena Helena Morley (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant) compõe um painel multicolorido, desabusado e quase sempre inconformista do Brasil. De lambuja, o leitor é apresentado às inquietações típicas de uma adolescente espevitada e esperta às vésperas de um novo século. Fonte: https://www.saraiva.com.br/minha-vida-de-menina-9341796.html

  • Um livro que foi best seller em 2016: Como eu era antes de você - Jojo Moyes
Em uma biblioteca online, o título me chamou a atenção e li por pura curiosidade. Achei o livro interessante, apesar da história triste.
Sinopse
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã - mãe solteira - o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Fonte: https://www.saraiva.com.br/como-eu-era-antes-de-voce-4889143.html

  • Um livro com mais de 500 páginas: Magnus Chase - Rick Riordan
A maioria dos meus livros tem mais de 500 páginas. Mas eu queria muito ler a nova saga do meu autor favorito, Rick Riordan.
Sinopse
A vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, usando de muito jogo de cintura para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph - um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distancia. Randolph  é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico.
As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final.
Para impedir o fim do mundo Magnus deve empreender uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos.
Quando um ataque de gigantes do fogo o força a escolher entre a própria segurança e a vida de centenas de inocentes, Magnus toma uma decisão fatal.
As vezes é necessário morrer para começar uma nova vida...
Com personagens já conhecidos do público, como Annabeth Chase, prima de Magnus, e deuses como Thor e Loki, Rick nos apresenta mais uma aventura surpreendente, repleta de ação e humor.
  • Um livro com protagonista não branco: Quarto de Despejo - Carolina Maria de Jesus
Também li pois fazia parte da lista do vestibular 😊 Porém eu adorei o livro, Carolina Maria de Jesus foi um verdadeiro simbolo da força, poder e resistência da mulher.
Sinopse
Quarto de Despejo é um diário. Escrito dia a dia. Caderno e mais caderno cheios pela letra de uma mulher. Recheados do cotidiano autentico, vivido. A luta pela sobrevivência como ela é, em todos os "quartos de despejo" do mundo, à margem das grandes cidades. Quarto de Despejo é mais que isso. É reportagem, é romance, é história de um grupo humano em certa época do mundo. É a voz do povo, patética, lírica, sentimental, forte e inesquecível. Fonte:https://www.skoob.com.br/livro/7123ED8333-quarto-de-despejo

  • Um livro auto publicado: Briga de cachorro grande - "Coruja"
Essa foi uma das melhores fanfics que já li, então eu a considerei nessa categoria.
Sinopse:
"Você tem que prometer que não vai se apaixonar por mim!" Não parecia uma tarefa tão difícil para Arthur não se apaixonar por ela, mas por quanto tempo as pessoas conseguem cumprir uma promessa?







  • Um livro de terror: Anna Vestida de Sangue - Kendare Blake
Fazia tempo que esse livro está na minha wish list, porém eu não me interesso por terror e por isso nunca li, mas com esse desafio tive o empurrãozinho que faltava.
É assustador, romântico e prende a atenção do começo ao fim. O publico vai se apaixonar por Anna" - Stephenie Meyer, autora da série Crepúsculo.
Cas Lowood herdou uma vocação incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, até ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo país com sua mãe bruxa e seu gato farejador de espíritos. Juntos eles vão atrás de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinários fantasmas - e afastar distrações, como amigos e futuro.
Quando eles chegam uma no cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra é uma garota envolta em maldições e fúria, um espirito fascinante, como ele nunca viu Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde então, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razão, ela poupou a vida de Cas.
Agora ele precisa desvendar diversos mistérios, entre eles: Por que Anna é tão diferente de todos os fantasmas que Cas já perseguiu? E o que o faz arriscar a própria vida para tentar falar com ela novamente?

  • Um livro que virou filme: A Hospedeira - Stephenie Meyer
Esse livro virou meu segundo livro favorito. Gosto muito de todos os livros de Stephenie Meyer, e achei o filme muito interessante e como regra geral os livros são sempre bem melhores que o filme, resolvi ler e não me arrependi nem um pouco. 
Sinopse
Melanie Stryder se recusa a desaparecer. Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente se alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo.
Quando Melanie, um dos humanos 'selvagens' que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim, Peregrina, a 'alma' invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vividas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente.
Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma especie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.

'É um livro de ficção cientifica que não parece ficção cientifica - é sobre um triangulo amoroso com apenas dois corpos. O que mais gostei nesse livro foi de explorar o amor de ângulos tão diferentes. O amor pela comunidade, pelo próprio 'eu', pela família - o amor romântico e o amor platonico' - Stephenie Meyer. Fonte: https://www.saraiva.com.br/a-hospedeira-2704514.html
  • Um livro com o protagonista não hétero: Cronicas de Bane - Cassandra Clare
Sempre achei os livros da Cassandra Clare  muito interessantes, mas apesar de terem aspectos que me desagradam, li todos (menos Dama da Meia Noite) e não podia deixar de ler sobre o incrível Magnus Bane.
Sinopse
Nessa edição ilustrada, são narradas as mais diversas aventuras do feiticeiro imortal Magnus Bane, das aclamadas séries de Cassandra Clare. Entre escapadas no Peru e resgates reais na Revolução Francesa, acompanhe fragmentos da vida do enigmático mago ocorridos em diversos países e períodos históricos, com aparições de figuras com Clary, Tessa, Will e Alec, personagens de Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais. Fonte: https://www.saraiva.com.br/as-cronicas-de-bane-8121065.html
  • Um livro publicado no ano em que você nasceu: Harry Potter e a Pedra Filosofal, ou Diário de Suzanna para Nicolas.
Para essa categoria procurei o best seller do ano em que nasci, 2001. Harry Potter e a Pedra Filosofal foi o mais vendido no Brasil, porém Diário de Suzanna para Nicolas foi o mais vendido nos E.U.A., e eu tenho planos de ler todos os livros de Harry Potter, em maratona, por isso achei mais interessante ler Diário de Suzanna para Nicolas, e também achei o enredo interessante.
Sinopse
Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: "Diário de Suzanna para Nicolas".
Ao folhear as páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Marthas's Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará respostas para a sua vida.
O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada pagina.
Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou. Fonte: https://www.saraiva.com.br/o-diario-de-suzana-para-nicolas-duas-mulheres-o-amor-pelo-mesmo-homem-e-as-revelacoes-que-unem-seus-destinos-3682317.html?p=diario%20de%20su&ranking=1&typeclick=3&ac_pos=header
  • Um livro que você leu na escola: Iracema - José de Alencar 
Também parte da lista do vestibular, achei Iracema incrível, apesar da dificuldade de leitura pela linguagem, foi uma leitura que valeu a pena.
Sinopse
'A lugada intermitente traz da praia um eco vibrante, que ressoa entre o marulho das vagas:
-Iracema!
(...)Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumando.' Fonte: https://www.saraiva.com.br/iracema-190341.html

Por hoje é só! Nas próximas semanas eu posto as resenhas de cada um dos livros da lista e semana que vem já começo o desafio 2018.
Beijos Rockers!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue lendo