segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Les Paul

Olá Rockers,
Quando ouvem esse nome, já pensam na guitarra, mas Les Paul foi um brilhante guitarrista, que inventou uma das guitarras mais lindas e famosas do mundo. E hoje vou falar um pouquinho sobre sua história!

Lester Polsfuss, infelizmente, já morreu, mas deixou um grande legado.
Um garoto prodígio, que com 8 anos se interessou por musica e aos 13 já era profissional no country.
Tocava com facilidade e fazia solos de deixar a plateia de boca aberta.
Fez uma das primeiras guitarras de corpo sólido (nossa querida e amada Les Paul) e vendeu para a Gibson, mas não foi muito fácil!
"Em 1939, um guitarrista chamado Lester William Polsfuss, conhecido popularmente por Les Paul, construiu um protótipo de guitarra. Quando ele levou este protótipo à Gibson no começo da década de 40, como muitos outros inventores de sua época, foi ridicularizado, chamado de algo como "o garoto com o pedaço de madeira com captadores". Porém, por volta de 10 anos depois, no começo dos anos 50, quando a Fender começou a produzir em massa guitarras de corpo sólido (que até então não existiam, as guitarras eram acústicas ou semi-acústicas) a Broadcaster desenhada por Leo Fender, a história mudou. A Gibson entrou em contato com Les Paul, e em 1952 começou a produzir a guitarra desenhada por ele e ridicularizada pela Gibson 10 anos atrás. Essas primeiras guitarras tinham a pintura em dourado e por isso eram chamadas de Gibson Les Paul GOLD TOP. Aí então, a mais famosa, popularmente conhecida e de melhor qualidade é a Les Paul produzida pela Gibson. Existem outros fabricantes como a Epiphone, pertencente a Gibson, que no caso da Les Paul produz instrumentos de custo mais baixo. Como a Epiphone temos a Les Paul Ibanez, GTX, Encore, Gianini, Finch, etc..." (http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/190699/)
E além de guitarras, ele também inventou a gravação multicanal:
"Método de gravação sonora que permite o registro em separado de múltiplas fontes de som para criar um resultado final coesivo" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Les_Paul)
O google fez um logo, pelos 96 anos de Lester, em forma de guitarra, na é possível tocar com o mouse e ainda está disponível:
http://www.google.com.br/logos/2011/lespaul.html
Por hoje é só!
Bjs e bye Rockers!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue lendo